Curso de Capacitação em
Tecnologias de Comunicação Móvel 5G

sobre o curso 

A UFMG oferece um curso gratuito de capacitação na tecnologia de comunicação móvel 5G para estudantes de graduação ou profissionais com graduação em cursos relacionados, como engenharia, computação e tecnologia da informação. O curso será ministrado por instrutores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.


O curso terá duração de cinco semanas, na modalidade à distância, com aulas remotas ao vivo, aulas de mentoria ao vivo e aulas gravadas com material didático a ser recomendado. A duração do curso, considerando aulas ao vivo, mentoria e gravadas é de 40 horas-aula. O conhecimento adquirido será aferido e um certificado de participação será oferecido aos alunos que tiverem desempenho satisfatório no curso (participação e avaliação de conhecimento). O material das aulas  (vídeo-aulas: slides com texto, imagem e áudio) será majoritariamente em inglês, havendo também aulas tira-dúvidas e a interação com os instrutores em português.


Período de inscrições (quarta turma): de 20/06/2023 até 10/07/2023

Resultado da seleção dos inscritos (quarta turma):  até 18/07/2023

Início das aulas da quarta turma: 26/07/2023

Duração do curso: 5 semanas

Aulas online: uma vez por semana, em horário noturno, de 19:00 às 21:00; aulas de mentoria, datas a definir.


Este curso é parte de um Projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Tecnologia de Informática e Comunicação (TIC), no âmbito dos programas e projetos de interesse nacional na área de informática e automação considerados prioritários (PPI) pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação CATI, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248/91 (Lei da Informática).



Coordenação Geral: Professores Heitor Ramos e José Marcos Nogueira

Contato:  curso5g.dcc.ufmg@gmail.com

Pré-requisitos

Como pré-requisito para o bom aproveitamento do curso, o aluno deverá ter noções básicas de comunicação de dados, redes de computadores, programação de computadores, redes sem fio e  telecomunicações, mas não necessariamente em todos esses itens.  É assumido que o candidato tem acesso à Internet para participar do curso.


inscrição

Para se candidatar ao curso, favor preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/Jkyzy6ydbL1acCi26 . O período de inscrição vai até dia 10 de julho. 

Conteúdo programático do curso

1. Introdução a 5G: Conceitos Básicos e Desenvolvimento

  1.1. Fundamentos de Comunicação Móvel

  1.2. Desenvolvimento e Evolução do 5G

  1.3. Protocolos e Padronização em Redes 5G

  1.4. Ecossistema Global de Redes 5G

  1.5. Alocação de Espectro e Recursos em Redes 5G

2. Tecnologias Chave para Redes 5G

  2.1. Arquitetura de Redes 5G

  2.2. Fatiamento de Rede em 5G

  2.3. MIMO em Redes 5G

  2.4. Tecnologias sem Fio em Redes 5G

  2.5. Segurança em Redes 5G

3. Novas Tecnologias e Inovação para Redes 5G

  3.1. Economia Digital e Modelos de Serviços em 5G

  3.2. Cenários de Aplicação de Novas Tecnologias: IoT, Computação em Nuvem, Big Data e Inteligência Artificial

4. Serviços Básicos e Aplicações 5G

     4.1. Ultra-large Bandwidth Capability, Ultra-low Latency e Ultra-high Reliability em Redes 5G

     4.2. Mobilidade e Autogerenciamento em 5G

     4.3. Serviços Básicos de 5G e Soluções na Indústria

5. Soluções 5G

  5.1. Redes Veiculares

  5.2. Saúde

  5.3. Educação e Campus

  5.4. Agricultura

  5.5. Manufatura


Seleção

Para a seleção, os candidatos serão avaliados e classificados de acordo com os seguintes itens e respectivas pontuações, cuja soma é limitada a 100 pontos. Por curso na área entende-se curso de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática Computacional, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações,  Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação. Estão incluídos outros cursos em áreas afins às anteriores. O candidato deverá fornecer comprovação da sua formação, enviando arquivo no momento da inscrição.


Formação demonstrada na área (50 pontos)


Dedicação declarada ao estudo (30 pontos)



Conhecimento declarado de inglês (20 pontos)


Do total das vagas, 30% (trinta por cento) das vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), enquanto 10% (dez por cento) das vagas serão reservadas aos candidatos com deficiência. Não sendo preenchidas as vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros e aos candidatos com deficiência, as vagas retornam à livre concorrência.


conheça a equipe

Heitor Ramos

Heitor S. Ramos é professor associado do Departamento de Ciência da Computacão da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG). Possui doutorado em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), mestrado em modelagem computacional pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Seus interesses em pesquisa estão nas áreas de redes sem fio, redes de sensores, computação ubíquia e pervasiva, computação móvel e redes ad hoc e redes veiculares.

José marcos nogueira

Natural de Passos, MG, é engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1975), mestre em Ciência da Computação pela UFMG (1979) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1985). Professor Titular no Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Realizou pós-doutorado na University of British Columbia - UBC, Canadá (1988-89) e passou ano sabático na Université Pierre et Marie Curie (Univ. Paris 6), França (2004-05). Foi chefe do DCC/UFMG, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG (2009-2012) e coordenador do curso de bacharelado em Ciência da Computação da UFMG. Substituiu o Reitor e Vice-Reitora da UFMG por 3 meses em 2017/2. Suas áreas de interesse são redes de computadores, gerenciamento de redes, redes de sensores sem fio, computação móvel e redes tolerantes a interrupções. Tem experiência em projetos de desenvolvimento de software, particularmente de gerenciamento e supervisão de redes. Orientou em torno de 45 alunos de mestrado, treze de doutorado e três de pós-doutorado. Publica regularmente em revistas internacionais e em anais de conferências nacionais e internacionais. É membro ativo das comunidades nacional e internacional de redes de computadores e gerenciamento de redes e serviços de computadores/telecomunicações. Participa regularmente de diversos comitês de organização de eventos técnicos, tendo sido coordenador geral de: IEEE/IFIP NOMS 2008, LANOMS 2001, SBRC 1995, SBSeg 2014, SEMISH 2018. Foi coordenador do comitê de programa dos SBRCs 1999 e 2004.


Daniel macedo

Daniel Fernandes Macedo é Professor Associado II no Departamento de Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e bolsista de produtividade nível 2 no CNPq. Foi bolsista de pós-doutorado na UFMG (2010), obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela Université Paris VI (Pierre et Marie Curie) em 2009, e concluiu o mestrado e graduação em Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de interesse são: controle inteligente, aplicações de aprendizado de máquina em redes de computadores, redes sem fio, gerência de redes e telecomunicações, redes programáveis, Internet das Coisas e computação autonômica.

Júnia maísa

Júnia Maísa Oliveira é engenheira de telecomunicações pela Universidade Federal de São João del-Rei e mestranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Suas áreas de interesse são: segurança em redes de dados, aprendizado de máquina, telefonia celular e comunicação de rede sem fio.

Leonardo alvarenga

Atualmente em formação no Curso de Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCC/DCC/UFMG). Possui graduação em Engenharia Elétrica (CEFET-MG/2000) e Mestrado em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFMG-2007). Professor Adjunto do Quadro Permanente da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) , do Departamento de Tecnologia Humanidades Telemática Automação e Computação (DTECH/UFSJ). Professor há 29 anos, em nível Fundamental, Médio, Superior e em Pós-Graduação atuando em diversas instituições como UFMG, PUC-MG, Unileste, Unipac, Unis e desde 2013 em regime de dedicação exclusiva como Professor do Magistério Superior da UFSJ. Foi coordenador dos Cursos de engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da faculdade Pitágoras, unidade Raja Agabaglia. Atuou como Especialista de Engenharia na Área Experimental de Engenharia do Produto e Implantou e coordenou o laboratório Compatibilidade Eletromagnética da Fiat Automóveis S.A. Foi membro, secretário e coordenador do CB-5, e coordenou a elaboração e implantação das normas de Compatibilidade Eletromagnética Veiculars para o Brasil. Alem de prestar Consultoria Especializada na Área de Compatibilidade Eletromagnetica para a iniciativa privada, promoveu cursos na área de Docência e Ensino para o ensino Técnico e Superior.

marcos carvalho

Marcos Carvalho é Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Foi bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e obteve seu mestrado pela UFMG. Atualmente é estudante de doutorado pela UFMG. Suas áreas de interesse são: Inteligência artificial, Aprendizado de Máquina Profundo aplicado no Gerenciamento e Orquestração de Redes de Computadores/Celulares com foco em Qualidade da Experiência dos Usuários (QoE).